Há 140 anos!!!


Gazeta Setubalense

AZEITÃO, 25 de novembro de 1869


Tem-se tornado muito sensível a falta de chuvas, causando grandes danos à agricultura em geral, e particularmente aos pobres jornaleiros, porque escaceando a colheita da azeitona, uma das principais fontes de riqueza d’esta terra, se vêem privados de trabalho e soffrendo os horrores da fome e da miséria.

Na quinta de Negreiros propriedade do sr. Maurício Carlos Martins e Oliveira, deu-se um caso que podia ter sérias consequências, mas que felizmente não houve desgraça a lamentar. Na abegoaria entrou um gato bravo, e que se supõe hydrophobo e ferrou as agudas unhas em uma perna d’um dos bois que lá estavam. e só a largou para se lançar a um cão que lhe estava próximo, o qual mordeu e arranhou cruelmente. Em seguida entrou um dos moços do sr. Martins e Oliveira, que levando uma espingarda a desfechou duas vezes contra o feroz animal, e como nas duas negasse fogo, o gato saltou a uma das pernas do homem, não o ferindo em consequência das botas grandes que trazia, e este com a coronha da espingarda o matou, não sem muito custo. Que tal era o bicho!

N’um dos dias d’esta semana, uma criança menor de três annos, estando próxima d’um cavallo este lhe deu um couce, em tão má hora, que a deixou em perigo de vida. Sirva tal acontecimento de exemplo aos pais de família, para que tenham cuidado em seus filhos e lhes evitem os perigos a que, pela sua idade, estão sujeitos.

0 comentários:

Enviar um comentário