RIO COINA



O Rio Coina nasce próximo da aldeia de Parral (Parque Natural da Arrábida, município de Sesimbra) e desagua no estuário do Tejo, perto de Coina (Barreiro). Desde a nascente até quase à foz separa os concelhos de Sesimbra e Setúbal, sendo o único curso de água permanente no concelho de Sesimbra. Em parte do seu percurso apresenta significativa erosão das margens, consequência da prolongada ausência de intervenção no sentido da limpeza do leito e consolidação das margens.

Sabe-se que, de acordo com a Lei 58/2005 (Lei da Água), a limpeza e desobstrução das linhas de água é da responsabilidade dos proprietários das respectivas margens, fora dos aglomerados urbanos, e da responsabilidade dos municípios nas áreas urbanas. Consequentemente, a responsabilidade é dos vários proprietários que com o Rio confinam. Todavia, havendo necessidade duma intervenção de fundo, que deverá incluir em alguns troços a correcção do percurso do Rio, deverá haver ser estabelecida uma parceria que inclua proprietários, autarquias e Governo, através da Administração da Região Hidrográfica do Tejo.
As acções de limpeza realizam-se preferencialmente nos meses de estio, consequentemente devem desde já iniciar-se as diligências para reunir as partes interessadas.

0 comentários:

Enviar um comentário