A evolução da construção do nó desnivelado da Quinta do Conde é acompanhada pelos quintacondenses com enorme expectativa, não ignorando a generalidade destes, por um lado, a importância da obra no contexto local e regional, nem omitindo os inconvenientes que uma construção com esta dimensão e características sempre acarretam. No capítulo dos inconvenientes a compreensão dos quintacondenses tem sido enorme, e deve ser destacada a paciência dos residentes próximos do Centro Veterinário que durante muito mais tempo do que aquele que inicialmente era anunciado sofreram as agruras decorrentes do pó que o intenso movimento de viaturas agitava naquela zona. A cor dos telhados e das árvores atesta de algum modo a dimensão do problema, que não permitia, nem por escassos minutos a abertura das janelas para arejar as moradias…
Outra questão que foi levantada e depressa reuniu seguidores foi a dimensão diferente dos separadores da EN10 e as vias internas, colocados na parte norte da intervenção. No lado nascente da EN10 o separador tem cerca de 30 centímetros de altura enquanto no lado poente tem cerca de 80 centímetros. Esta diferença desagradou a alguns comerciantes, que alegaram razões estéticas. Todavia, para o instituto Estradas de Portugal o que estava em causa era a segurança. De acordo com os seus técnicos existe um risco de acidente acrescido numa zona de travagem, sobretudo quando a comparação for com uma zona de aceleração. A colocação de um separador mais eficaz pretende prevenir que em caso de acidente ele se propague a outras vias. Como é óbvio, quando a escolha é entre a estética e a segurança a opção é clara: primeiro a segurança! É que estão em causa vidas humanas. E até há notícia de acidentes mortais naquele local que não teriam acontecido se os rails de protecção da EN10 não tivessem então sido removidos por alguns “interessados”.
Outra questão que foi levantada e depressa reuniu seguidores foi a dimensão diferente dos separadores da EN10 e as vias internas, colocados na parte norte da intervenção. No lado nascente da EN10 o separador tem cerca de 30 centímetros de altura enquanto no lado poente tem cerca de 80 centímetros. Esta diferença desagradou a alguns comerciantes, que alegaram razões estéticas. Todavia, para o instituto Estradas de Portugal o que estava em causa era a segurança. De acordo com os seus técnicos existe um risco de acidente acrescido numa zona de travagem, sobretudo quando a comparação for com uma zona de aceleração. A colocação de um separador mais eficaz pretende prevenir que em caso de acidente ele se propague a outras vias. Como é óbvio, quando a escolha é entre a estética e a segurança a opção é clara: primeiro a segurança! É que estão em causa vidas humanas. E até há notícia de acidentes mortais naquele local que não teriam acontecido se os rails de protecção da EN10 não tivessem então sido removidos por alguns “interessados”.
Vítor Antunes
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